sábado, 21 de janeiro de 2012

DESPEDIDA NA CASA DE SAO LAZARO - CASA AMARELA

Nesta ultima sexta feira tivemos a Gira Grande que foi a ultima realizada na nossa Casa da Avenida Cupece, 1090 carinhosamente denominada de Casa Amarela pela minha querida Mae Paula!
Foi como sempre, maravilhoso! Acredito que foi uma noite de puro agradecimento e recordações/depoimentos de historias, milagres, enfim de momentos na vida de cada pessoa que marcaram sua passagem nesta Casa de tanta luz!
Fica aqui o meu registro através das fotos e mais uma vez meu agradecimento a todos por tudo! SALVE A FORCA DA CASA DE SAO LAZARO! PURA UNIAO, AMOR, FRATERNIDADE E JUSTIÇA!

http://good-times.webshots.com/slideshow/582204448JjUCeA


terça-feira, 17 de janeiro de 2012

LADEIRA DA MEMORIA por MAE PAULA

Casa amarela...
Acho que vou me referir a esse endereço assim.
Sempre gostei mais da casa anterior .Quando falo isso me refiro ao espaço.Essa casa em termos de espaço nunca foi acolhedora para mim mas a Casa não é só o espaço físico.Pensando na despedida fui puxando da memória tudo que aconteceu nesta casa e aconteceram muitas coisas...
Lembro o dia que mudamos e que ela parecia gigantesca ( como a nova casa nos parece). Tinha um vão grande entre os médiuns, precisávamos cantar mais alto, bater mais palma. O chão era estranho de piso e molhava com o suor. Engraçado que hoje o piso não parece tão escorregadio!
Nesta casa, no dia 23 de abril, quando Ogum saia da camarinha nasceu o Pedro.Pedro que depois que veio ao mundo Ogum girava com ele em seus braços.
No início tinha uma senhora que morava na esquina que chamava a polícia .Ela sumiu.Nunca mais ouvi falar dela.No fundo da casa as paredes tinham desenhos infantis.Engraçado, na nova casa também tem.
Nesta casa tiveram muitas coroações. Os Orixás foram baixando lindos até que tivemos um trabalho que estavam todos ( vestidos com roupas de festa) de ponta a ponta do Congá. Gabriele, lá de longe da Alemanha se juntou a nós e alguns de nós foram até Gabriele. Depois a gira Alemã veio a nós!Saudades da Gueia!
Tem Uberlândia e o povo mineiro.
Aqui chegou meu mineiro macumbeiro predileto : Fred!Com ele o povo aprendeu a falar “ nóóó”
Chegou Tiago , Ademar e sua turma tão querida!
Nesta casa Dona Emília deitou Pai Alexandre e a Mãe Rosa levantou chorando de emoção. ( foi assim?)
Nesta casa temos muitas (boas e hilárias) recordações do Pai Tico. Quem não conhece a história de que o Pai Tico quase deixou a Mãe Monica surda peça para alguém contar! Agora já temos até gente na corrente que não conheceu Pai Tico... Porra Ticão!Saudades!
Nesta casa tem a bonita amizade de Mãe Monica e Mãe Patrícia.
Tem o dia que o senhor evangélico entrou no meio da abertura da gira para converter o Pai Alexandre e passou a ficar na esquina ( no posto) com um cartaz igual ao dos lambelambes com um cartaz pedindo para deixarmos o demonio depois que chamamos a polícia.
Tem Pai Daniel em cima da cadeira por causa de um rato.Tem Richard, Pai Daniel e Pepe no atabaque!
Aqui foi a primeira gira que coordenei como Pai Valente tinha me dito que aconteceria, lá no outro endereço ( e eu não ia a gira de medicina e nem queria participar).
Lembro bem eu, o Gilson 5 médiuns e um montão de gente na assistência.Saudades do Seu João ( boiadeiro do Pai Gilson)
A dupla dinâmica queridíssima Pai Jura e Pai Tico na mesa branca que estreou nesta casa.
Nesta casa acompanhamos Richardson no seu processo de cura. A cama do HC nunca mais teve tanta coisa e tanta história para contar!
Nesta casa fiquei mais próxima da Marcinha, conheci Rejane e Bruno , minha irmã Camila entrou para o Clã.Dedé, queridona, sempre junto!
Nesta casa eu e o Cadu deixamos de ser amigos e ,numa festa de aniversário inesquecível da Márcia, apresentamos nosso novo relacionamento para os amigos da casa que lá estavam. Depois de um telefonema indiscreto da Kelma para saber se estávamos namorando ficamos mais próximas e hoje somos muito amigas!Tanto que no dia que nasceu a Mariana convidamos a Kelma e o Luiz para sermos padrinhos do Iago.
Nesta casa ajoelhei muito pedindo a Deus e Deusa um filho. Chorei com a mãe Monica , as duas sentadas nos banquinhos de Preto Velho , nos pés do conga. Chorei inúmeras vezes com Pai Alexandre, eu morreria se não fosse mãe ...
E o Iago veio!Nesta casa minha barriga cresceu. A minha, da Marcinha, da Kelma ( 2 vezes), da Claudinha, da Rejane ( 3 vezes!), da Simone ,da Elide, Gisele ( do Peterson) , Daniela, Renata, Gabriela ( esqueci de alguém?) como nasceu criança nesta casa! Nesta casa fiz a oração de abertura com o Iago mamando no meu peito.Nesta casa desde que ele aprendeu a emitir som nunca mais pude ficar numa fala do Pai Alexandre porque o Iago fala junto.
Teve o dia da entrega da cadeira da Ellen!Dia lindo!
Aqui teve paredão da Oxum!
Aqui veio o moço que era igual ao Seu Sete. Ainda lembro o nome dele!Otávio!!!
Aqui Seu Pena Branca apareceu na porta da camarinha.
Aqui teve um tempo que passamos meses que a única linha que vinha era Preto Velho.Acho que foi quando mudamos.
Aqui muitas festas de Exu e os brindes de Seu Sete.Seu Sete ficou fora um tempo e veio Seu Tranca Ruas.Seu Sete fez seus dias de consultas ( tinha na outra casa? Acho que não.Não lembro.Acho que começou nessa.)Lembro da Janete falando de como acompanhou e ficou impressionada!
Dona Maria Padilha vinha de vez em quando na outra casa, depois na fazenda e depois passou a vir aqui. Veio algumas vezes na Rejane. Foi ficando e ficou como na música se estalou no nosso coração.
Nossa tanta macumba! Até lixo do cemitério na porta do terreiro no dia 1 do ano já teve!
Tanto trabalho bonito! Tanta espiral cigana com fogo no meio, festa de Erê com terço e maracatu! E festas sagradas e profanas fora do terreiro.Festas de Esquerda na fazenda, de cigano no sitio da Rosa e do Jurandir, jantares dançantes, festa junina numa escola ( nossa, essa faz 7 anos!Lembro que a filha do Paulão era pequenininha e a minha sobrinha Milena também!)
Lembro do Peterson chegando no meio de uma gira, ele tremia muito e veio porque seu irmão estava na UTI. Ele veio implorar. Fui no fim do ano no aniversário do filho do Peterson. Pai Alexandre , o Peterson está casado, trabalhando, é ( segundo a Gisele) um pai presente. Tá até meio gordinho. E seu irmão estava lá , numa cadeira de rodas, mas vivo e com a família. Olhei os dois destinos e agradeci mais uma vez aos bons guias!
Aqui gira de segunda a sábado!
Lembro de tanta gente na assistência que agora ta na corrente!Lembro da Daniela entrando para dançar num trabalho de baiano.Lembro da Dona Sonia, da Sueili e do Robson, Ângela. Quem mais?
Vem chegando aos poucos a memória, mãe da gratidão segundo Seu Sete.
Acho que semana que vem me lembro de mais coisa.Adoro esse exercício de memória e coração que fazem as emoções ficarem circulando dentro de mim!Acho que é minha Mãe Nana, sentada na cadeira de balanço do tempo recordando , recordando...