sábado, 26 de dezembro de 2009

O que é a Umbanda de forma geral

Umbanda é uma religião formada dentro da cultura religiosa brasileira que sincretiza elementos vários, inclusive de outras religiões como o catolicismo, o espiritismo e as religiões afro-brasileiras.

Os conceitos aqui relatados podem diferir em alguns tópicos por se tratar de uma visão generalista e enciclopédica. Por se tratar de um conjunto religioso com várias ramificações, as informações aqui expostas buscam informar aos leitores da forma mais abrangente possível e sem discriminação ou preconceitos, pois todas as "Umbandas" têm suas razões de existir e de serem cultuadas.

História e sincretismo
As raízes da Umbanda são difusas. Entretanto, podemos afirmar que ela foi criada em 1908 pelo Médium Zélio Fernandino de Moraes, sob a influência do Caboclo das Sete Encruzilhadas.

Antes disso, já havia, de fato, o trabalho de guias (pretos velhos, caboclos, crianças, exus, etc), assim como religiões ou simples manifestações religiosas espontâneas cujos rituais envolviam incorporações e o louvor aos orixás. Entretanto, foi através de Zélio que organizou-se uma religião com rituais e contornos bem definidos à qual deu-se o nome de Umbanda.

Nesta época, não havia liberdade religiosa. Todas as religiões que apontavam semelhanças com rituais afros eram perseguidas, os terreiros destruídos e os praticantes presos.

Em 1945, José Álvares Pessoa, dirigente de uma das sete casas de Umbanda fundadas inicialmente pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, obteve junto ao Congresso Nacional a legalização da prática da Umbanda.

A partir dai, muitas tendas cujos rituais não seguiam o recomendado pelo fundador da religião, passaram a dizer-se umbandistas, de forma a fugir da perseguição policial. Foi aí que a religião começou a perder seus contornos bem definidos e a misturar-se com outros tipos de manifestações religiosas. De tal forma que hoje a Umbanda genuína é praticada em pouquíssimas casas.

Hoje, existem diversas ramificações onde podemos encontrar influências que utilizam a palavra Umbanda, como as indígenas (Umbanda de Caboclo), as africanas (Umbandomblé, Umbanda traçada) e diversas outras de cunho esotérico (Umbanda Esotérica, Umbanda Iniciática). Existe também a "Umbanda popular", onde encontraremos um pouco de cada coisa ou um cadinho de cada ancestralidade, onde o sincretismo (associação de santos católicos aos orixás africanos) é muito comum.

Mantém-se na Umbanda o sincretismo religioso com o catolicismo e os seus santos, assim como no antigo Candomblé dos escravos, por uma questão de tradição, pois antigamente fazia-se necessário como uma forma de tornar aceito o culto afro-brasileiro sem que fosse visto como algo estranho e desconhecido, e, portanto, perseguido e combatido.

Há discordância sobre as cores votivas de cada orixá conforme o local do Brasil e a tradição seguida por seus seguidores. Da mesma forma quanto ao Santo sincretizado a cada orixá.

Alguns exemplos:

Ogum - São Jorge OU Santo Antonio na bahia;
Oxossi - São Sebastião;
Xangô - São Jerônimo,São João Batista, São Miguel Arcanjo
Iemanjá - Nossa Senhora dos Navegantes;
Oxum - Nossa Senhora da Conceição;
Yansan - Santa Bárbara;
Omulu - São Roque;
Obá - Santa Rita de Cássia, Santa Joana d'Arc
Obaluaê - São Lázaro;
Nanã - Sant'Anna;
Egunitá - Santa Sara Kali,
Oxalá - Divino Jesus Cristo, o Ser Cristalino.

Os fundamentos
Os fundamentos da Umbanda variam conforme a vertente que a pratique.

Existem alguns conceitos básicos que são encontrados na maioria das casas e assim podem, com certa ressalva e cuidado, ser generalizados para todas as formas de Umbanda. São eles:

A existência de uma fonte criadora universal, um Deus supremo, chamado Olorum, Zambi ou Oxala;
A obediência aos ensinamentos básicos dos valores humanos, como: fraternidade, caridade e respeito ao próximo. Sendo a caridade uma máxima encontrada em todas as manifestações existentes;
O culto aos orixás como manifestações divinas, em que cada orixá controla e se confunde com um elemento da natureza do planeta ou da própria personalidade humana, em suas necessidades e construções de vida e sobrevivência;
A manifestação dos Guias para exercer o trabalho espiritual incorporado em seus médiuns ou "cavalos";
O mediunismo como forma de contato entre o mundo físico e o espiritual, manifesta de diferentes formas;
Uma doutrina, uma regra, uma conduta moral e espiritual que é seguida em cada casa de forma variada e diferenciada, mas que existe para nortear os trabalhos de cada terreiro;
A crença na imortalidade da alma;
A crença na reencarnação e nas leis cármicas;

Um Deus único e superior
Deus, em sua benevolência e em sua força emana de si e através dos orixás e dos guias (espíritos desencarnados) seu amor, auxiliando os homens em sua caminhada para a elevação espiritual e intelectual.

Os Orixás
Na Umbanda os Orixás são energias, forças da natureza que estão presentes em todos os lugares, influenciando as pessoas e irradiando energias que mantém o equilíbrio natural dos elementos em relação ao universo.

Uma interpretação mais objetiva coloca os orixás como espíritos que progrediram muito espiritualmente, não necessitando mais do processo reencarnatório, e que para darem continuidade no seu progresso espiritual possuem como missão organizar e orientar uma rede de espíritos com menos progresso espiritual do que eles, ajudando-os a progredirem espiritualmente.

Cada pessoa está ligada a um desses orixás e suas características são encontradas em seus filhos, seja na forma física ou, mais evidente, nas características psicológicas e comportamentais a qual a pessoa está relacionada.

Os elementos nos quais se manifestam os orixás cultuados na umbanda são:

Oxalá Onipresente, Ogum estradas e campinas, Oxóssi nas matas, Xangô pedreiras, Oxum cachoeiras, Iansã ventos e tempestades, Iemanjá no mar, Obaluaê na terra, Nanã nas águas paradas e da lama dos fundos dos rios e lagos, além da água das chuvas.

Sincretismo
Indígeno, africano, católico, espírita, outras.

A Umbanda é uma junção de elementos africanos (orixás e culto aos antepassados), indígenas (culto aos antepassados e elementos da natureza), Catolicismo (o europeu, que trouxe o cristianismo e seus santos que foram sincretizados pelos Negros Africanos), Espiritismo(fundamentos espíritas, reencarnação, lei do carma, progresso espiritual etc).

A Umbanda prega a existência pacífica e o respeito ao ser humano, à natureza e a Deus. Respeitando todas as manifestações de fé, independentes da religião. Em decorrência de suas raízes, a Umbanda tem um caráter eminentemente pluralista, compreende a diversidade e valoriza a diferenças. Não há dogmas ou liturgia universalmente adotadas entre os praticantes, o que permite uma ampla liberdade de manifestação da crença e diversas formas válidas de culto.

A máxima dentro da Umbanda é "Dê de graça, o que de graça recebestes: com amor, humildade, caridade e fé".

O culto umbandista
A Umbanda tem como lugar de culto o templo, terreiro ou Centro, que é o local onde os Umbandistas se encontram para realização do culto aos orixás e dos seus guias, que na Umbanda se denominam giras.

O chefe do culto no Centro é o Sacerdote ou Sacerdotisa (pode ser Babá, Zelador, Dirigiente, Diretor(a) de culto, Mestre(a), sempre dependendo da forma escolhida por cada casa). São os médiuns mais experientes e com maior conhecimento, normalmente fundadores do terreiro. São quem coordenam as sessões/giras e que irão incorporar o guia-chefe, que comandará a espiritualidade e a materialidade durante os trabalhos.

Vale lembrar que o termo pai-de-santo ou mãe-de-santo não deve ser aplicado na religião de Umbanda, pois estes termos são oriundos do Candomblé, que é uma religião diferente da Umbanda.

Como uma religião espiritualista, a ligação entre os encarnados e os desencarnados se faz por meio dos médiuns. Na Umbanda existem várias classes de médiuns, de acordo com o tipo de mediunidade. Normalmente há os médiuns de incorporação, que irão "emprestar" seus corpos para os guias e para os orixás.

Há também os atabaqueiros, que transmitem a vibração da espiritualidade superior por via dos atabaques, criando um campo energético favorável à atração de determinados espíritos, sendo muitas vezes responsáveis pela harmonia da gira. Há os Corimbas, que são os que comandam os cânticos e as cambonas que são encarregadas de atender as entidades, provisionando todo o material necessário para a realização dos trabalhos.

Embora caiba ao sacerdote ou à sacerdotisa responsável o comando vibratório do rito, grande importância é dada à cooperação, ao trabalho coletivo de toda a corrente mediúnica.

Segundo a Umbanda, as entidades que são incorporadas pelos médiuns podem ser pretos-velhos, caboclos, boiadeiros, mineiros, crianças, marinheiros, ciganos, baianos, orientais, xamãs e exus.

As sessões
O culto nos terreiros é dividido em sessões de desenvolvimento e de consulta, e essas, são subdivididas em giras.

Nas sessões de consulta, onde comumente podemos encontrar Pretos-Velhos, Caboclos, Ciganos... As pessoas conversam com as entidades a fim de obter ajuda e conselhos para suas vidas, curas, descarregos, e para resolver problemas espirituais diversos.

As ocorrências mais comuns nessas sessões são o "passe" e o descarrego.

No passe, a entidade reorganiza o campo energético astral da pessoa, energizando-a e retirando toda a parte fluídica negativa que nela possa estar.

O descarrego é feito com o auxílio de um médium, o qual irá captar a energia negativa da pessoa e a transferir para os assentamentos ou fundamentos do terreiro que contém elementos dissipadores dessas energias. Também a entidade faz com que essa energia seja deslocada para o astral. Caso seja um obsessor, o espírito obsediador é retirado e encaminhado para tratamento ou para um lugar mais adequado no astral inferior caso ele não aceite a luz que lhe é dada. Nesses casos pode ser necessária a presença de um ou mais Exus (um gênero de espírito desencarnado) para auxiliar a desobsessão.

Os dias de Consulta e/ou Desenvolvimento podem variar de casa para casa, de Linha Doutrinária para Linha Doutrinária. Nos dias de consulta há o atendimento da assistência e nos dias de desenvolvimento há as giras médiunicas, que são fechadas à assistência, onde os sacerdotes educam e ensinam os mecanismos próprios da mediunidade.

Médiuns
Médium é toda pessoa que, segundo a Doutrina Espírita, que tem a capacidade de se comunicar com entidades desencarnadas ou espíritos, seja pela mecânica da incorporação, pela vidência (ver), pela audiência (ouvir) ou pela psicografia (escrever movido pelos espíritos).

A Umbanda crê que o médium tem o compromisso de servir como um instrumento de guias ou entidades espirituais superiores. Para tanto, deve se preparar através do estudo, desenvolvendo a sua mediunidade, sempre prezando a elevação moral e espiritual, a aprendizagem conceitual e prática da Umbanda, respeitar os guias e orixás; ter assiduidade e compromisso com sua casa, ter caridade em seu coração, amor e fé em sua mente e espírito, e saber que a Umbanda é uma prática que deve ser vivenciada no dia-a-dia, e não apenas no terreiro.

Uma das regras básicas da umbanda é que a mediunidade não deve ser vista ou vivenciada vaidosamente como um dom ou poder maior concedido ao médium, segundo os umbandistas, mas sim como um compromisso e uma oportunidade que lhe foi dada para resgate kármico e expiação de faltas pregressas antes mesmo da pessoa reencarnar. Por isso não deve ser encarada como um fardo ou como uma forma de ganhar dinheiro, mas como uma oportunidade valiosa para praticar o bem e a caridade.

Existe médiuns que acabam distorcendo o verdadeiro papel que lhes foi dado e se envaidecem, agindo de forma leviana em suas vidas. O médium deve tangir sua vida como sendo um mensageiro de Deus, dos orixás e guias. Ter um comportamento moral e profissional dignos, ser honesto e íntegro em suas atitudes, pois do contrário acaba atraindo forças negativas, obsessores ou espíritos revoltados que vagam pelo mundo espiritual atrás de encarnados desequilibrados que estejam na mesma faixa vibracional que eles. Por isso, desenvolver a mediunidade é um processo que deve ser encarado de forma séria e regido através de um profundo estudo da religião, e seguido por conceitos morais e éticos. Ser orientado e iniciado por uma casa que pratica o bem é essencial.

As pessoas que são médiuns devem levar sempre a sério sua missão, ter muito amor e dar valor ao que fazem, tendo sempre boa-vontade nos trabalhos de seu terreiro e na vida diária.

O médium deve tomar, sempre que necessário, os banhos de descarrego adequados aos seus orixás e guias, estar pontualmente no terreiro com sua roupa sempre limpa, conversar sempre com o chefe espiritual do terreiro quando estiver com alguma dúvida, problema espiritual ou material.

Sobre o estudo da mediunidade e do médium, pode-se utilizar como fonte para estudos a relação que existe abaixo, no item "Literatura Umbandista". Alguns terreiros utilizam-se das obras Espíritas (codificadas por Allan Kardec), mas a maioria segue as orientações da literatura umbandista que é prolífica nas discussões teóricas e nas orientações práticas. Há livros umbandistas a partir da década de 1930.

Polêmicas dentro das "Umbandas"
Sacrifício ritual de animais

Existem várias ramificações dentro da Religião de Umbanda entretanto na umbanda não se usa o sacrifício de animais em hipótese alguma. Esta prática está ligada a algumas linhas que ainda cultuam junto com a umbanda alguns rituais de religiões afro-brasileiras. Apesar da umbanda ser bastante ramificada, denominamos traçada - alusão ao sincretismo com o candomblé - a umbanda que ainda carrega em seus cultos o sacrifício de animais. Em suma, qualquer ritual onde se pratica a imolação animal não deve utilizar o nome "Umbanda".

Uso de bebidas alcoólicas
Também encontramos terreiros dos seguintes tipos:

Os que as entidades incorporadas não usam bebidas (muitas vezes por questão do próprio médium não estar preparado para este tipo de trabalho com bebida) criando uma espécie de tabu;
Os que elas bebem durante os trabalhos (tanto os que fazem o uso correto deste elemento, como os que abusam);
Os que usam bebida em situações mais veladas (existindo um certo rigor quanto a sua utilização, buscando coibir abusos de médiuns ainda em preparação).
Toda essa controvérsia é gerada pelo uso que as pessoas fazem das bebidas alcoólicas na vida diária, muitas vezes caindo no vício do alcoolismo, trazendo consequências graves para sua vida material e espiritual.

Ocorre que médiuns predispostos ao vício podem, ao invés de atraírem espíritos de luz, afinizarem-se com espíritos de viciados que já morreram - esses espíritos serão obsessores dessa pessoa, uma vez que ela satisfaz seus desejos materialistas. Note-se que o álcool é um elemento usado na magia para trabalhos para o bem; abusos nunca são tolerados e exibicionismo não são sinais de incorporações de luz.

Existem casas que, por ordem do mentor espiritual, nunca usaram ou deixaram de utilizar o fumo, assim como a bebida alcoólica, sem que por isso, tivessem qualquer problema com as entidades que, por ventura, utilizavam esses elementos. Afinal, os espíritos podem se adaptar e mudar a forma de trabalhar de acordo com o fundamento de cada instituição.

É importante ressaltar, ainda, que quanto menos o espírito utilizar materiais terrenos melhor. Eles podem trabalhar com elementos bastante etéreos e tão eficazes quanto os fluidos do próprio médium.

Paramentos
Na Umbanda, os médiuns usam normalmente como paramentos apenas roupas brancas, podendo estar os pés descalços, representando a simplicidade e a humildade. Mas há Umbandas que também utilizam roupas com as cores de cada linha. Por exemplo, em giras de Ogum se utiliza camisas ou batas vermelhas e calças e saias brancas. Nas giras de esquerda as roupas são pretas, sendo que as filhas de santo podem se vestir de vermelho e preto.

Pode ocorrer, por exemplo, que uma entidade de Preta-velha solicite uma saia ou um lenço para amarrar os cabelos; isso visa a proporcionar que o médium se pareça mais com a entidade que está incorporando. Também há os apetrechos dos guias. Por exemplo, os Caboclos costumam utilizar cocares, alguns utilizam machadinhas de pedra, chocalhos, etc.

Uma outra visão sobre os paramentos e apetrechos materiais utilizados pelos médiuns é de que são usados pelos espíritos como condensadores de energia: um modo de concentrar a energia e depois enviá-la, se positiva, ou dissipá-la no elemento apropriado, quando negativa.

texto e imagem tirado do site da Wikipédia:

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Origem do Natal e o Significado da Comemoração

O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.

As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.

Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História.

A Árvore de Natal e o Presépio

Em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes. Em conjunto com as decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial neste período.

Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.

Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança.

O presépio também representa uma importante decoração natalina. Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Esta tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII. As músicas de Natal também fazem parte desta linda festa.

O Papai Noel : origem e tradição

Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.

Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.

A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

A roupa do Papai Noel

Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.

Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.

Curiosidade: o nome do Papai Noel em outros países

- Alemanha (Weihnachtsmann, O "Homem do Natal"), Argentina, Espanha, Colômbia, Paraguai e Uruguai (Papá Noel), Chile (Viejito Pascuero), Dinamarca (Julemanden), França (Père Noël), Itália (Babbo Natale), México (Santa Claus), Holanda (Kerstman, "Homem do Natal), POrtugal (Pai Natal), Inglaterra (Father Christmas), Suécia (Jultomte), Estados Unidos (Santa Claus), Rússia (Ded Moroz).
Texto tirado do site: Sua Pesquisa.com
http://www.suapesquisa.com/historiadonatal.htm

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

RITUAL DO AMACI

Bom dia queridos amigos e irmãos de fé! Como digo sempre, ainda tenho muito que aprender dessa religião que "abracei" e na qual me sinto tão bem e que me faz tão bem! Como neste próximo sábado teremos este ritual tão lindo, pesquisei em alguns sites e de todos este foi o que mais respondeu ao meu questionamento do que é o Ritual do Amaci. Logicamente, cada Casa tem sua "personalidade" e seu jeito de ser, mas enfim aqui vai para todos o que é esse Ritual do Amaci que é parte dos Sacramentos da Umbanda:


O Amaci é o primeiro sacramento da Umbanda para os umbandistas. È a iniciação dos filhos para entrarem no mundo dos trabalhos da Umbanda. Não é o mesmo que batismo, já que este tem como finalidade purificar o encarnado dos pecados anteriores, simbolicamente. O batismo é como uma limpeza para que se inicie uma jornada nova, é uma opção da pessoa ou de seus pais em viver conforme as leis divinas, aceitando e querendo que a pessoa batizada aprenda a enxergar e a interpretar a luz dos Orixás (de Deus), e pode ser recebido por qualquer pessoa.O Amaci, por sua vez, é destinado apenas aos filhos que já trabalham na corrente mediúnica, e tem uma forte vontade e desejo de continuarem como trabalhadores da seara mediúnica umbandista. Ou seja, para os médiuns que já têm certa convicção de que o caminho para se iluminarem e levarem luz para os seres vivos é a Umbanda.O ritual do Amaci começa com a escolha de padrinhos encarnados e desencarnados. O médium que irá fazer o Amaci deverá passar por uma preparação de 7 (sete) dias. Entre as obrigações desses dias está uma dieta controlada abolindo-se completamente as carnes, outras abstinências, banhos diários, entre outras coisas. No dia do Amaci, que acontece em gira própria ou em uma gira convencional, o ritual se dá, em suma, por meio de uma lavagem da cabeça, um banho no chacra coronário, trazendo a vibração do Orixá do médium para mais perto desse filho. (Perceba que os banhos de descarrego e imantação são realizados do pescoço para baixo. Apenas o Pai-de-Santo, ou uma de suas entidades poderão promover o banho de sua cabeça).Junto com a lavagem que é uma imantação dos chacras, existem outros ritos que têm a finalidade de imantar e harmonizar os chacras bem como os corpos astrais e etérico para a prática mediúnica voltada para a Caridade.Dessa forma pode-se dizer que o Amaci tem como finalidade:a) apresentar o filho ou a filha para o seu Orixá como um de seus instrumentos para o exercício de Seu Amor e de Sua Luz;b) imantar e entregar a coroa do médium para o seu Orixá Ancestral;c) iniciar o médium como um membro ativo da Umbanda, com responsabilidades e compromissos com os Orixás (compromissos e responsabilidades são amar o próximo, dedicar parte de sua vida para exercer sua religião com amor e respeito e disciplina. Doar suas energias e tempo para o bem de teu próximo, doar seu corpo, mente e alma para promover a caridade - o amor essencial.)d) manter esse médium assistido e cuidado, já que sua coroa vibrará na intensidade e na força da Casa, sendo alimentado seu chacra coronário constantemente, garantindo mais segurança e harmonia para esse filho ou filha, possibilitando um maior cuidado e zelo do Pai-de-Santo com seus filhos do ponto de vista espiritual;Entendamos que o Amaci é mais uma benesse para o médium que qualquer outra coisa. É uma firmeza e garantia para os filhos e filhas.O Amaci não é um compromisso de nunca mais sair da Umbanda, não é o fechamento da porta de saída, não é uma responsabilidade que não se possa posteriormente ser desistida. Ou seja, amanhã caso um filho ou filha desejarem sair da Umbanda, ou mesmo sair dessa casa poderão fazê-lo de forma tranqüila e natural. O Amaci pode ser levantado a qualquer momento a pedido do médium. Ele tem razão de existir enquanto o médium for praticante da Umbanda de forma ativa. Assim não é um compromisso para toda a vida, é um compromisso que respeita totalmente o livre-arbítrio.O maior compromisso dos médiuns foi feito antes de seu reencarne, o Amaci é apenas uma primeira confirmação desse compromisso.


Imagem e Texto copiado do blog
e postado por Bia colaboradora dessa Casa.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

ATENÇÃO! CORREÇÃO PARA ÚLTIMAS ATIVIDADES DO ANO DE 2009 DA NOSSA CASA

DEZEMBRO 2009
- dia 04 - coroação e festa de Iansã
- dia 05 - jantar dançante
- dia 09 - última gira de medicina do ano - lembrar de levar garrafas com água para serem fluidificadas.
- dia 11 - última gira para assistencia
- dia 12 - saida OXUM - 7 anos da coroação da Mãe Luiza - amaci (a confirmar)
- dia 15 - maratona de atendimento com nosso querido Seu Sete Sepulturas. Excelente oportunidade de conversar por 5 minutos com Seu Sete. Horário de início, a partir das 17:00hs que se extende noite e madrugada a fora. Investimento: R$33,00

JANEIRO 2010
- dia 06 - Gira Grande do Oriente

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

FAXINA DE ANO NOVO

Não há bagunça nem baixo-astral que resistam a uma boa limpeza e esta é a melhor hora para pôr mãos à obra, começando o ano mais leve. O segredo é ir além das gavetas e reciclar também os hábitos que já não servem. Com isso, você abre as portas para o bem-estar, o amor e o sucesso

Catarse vem do grego kátharsis e significa purgação.O termo indica uma função libertadora. A catarse nunca é "pura" e exatamente porque toca naquilo que é considerado sujo ou complicado é que ela alivia, destrava os nós e permite que a vida siga seu fluxo.


VIDA A DOIS

NO CORAÇÃO "A vida amorosa funciona como os armários. Às vezes, ela também 'entope' com um amontoado de lembranças e emoções. Até que um dia nos damos conta de que nada daquilo serve mais, mas continua lá, ocupando espaço. Para começar o ano mais leve, é fundamental identificar o que emperra a relação a dois. Observe:
a) a qualidade da comunicação entre vocês;
b) a cumplicidade no cotidiano (quanto cada um pode contar com o outro);
c) a dinâmica da vida sexual;
d) se existem planos comuns - e se algum projeto frustrado no passado está atrapalhando o momento presente. A partir daí, você terá mais segurança interna para definir o que pode ser feito para melhorar.
CONVIVÊNCIA Nem tudo o que incomoda na relação pode ser mudado rapidamente. O que importa é dar o primeiro passo. Por exemplo, se quer mais carinho, tente ser mais carinhosa; contra o tédio, use a criatividade. Experimente fazer um elogio ou uma gentileza, convidar o outro para uma atividade gostosa. E lembre-se: nem tudo precisa ser dito. Às vezes, um gesto ou uma carícia reabrem um canal de aproximação. "O fundamental é sair da rotina, do contato automático",
BANHO AMOROSO Nada melhor do que um banho de imersão para purificar e tornar você mais magnética. O segredo consiste em usar a erva apropriada e fazer da experiência um ritual, focando a intenção. Experimente o banho de Oxalá (divindade africana de proteção e sabedoria), à base de manjericão, que tonifica o sistema nervoso e afugenta o cansaço mental. Coloque um maço de manjericão fresco em água fervente e abafe por dez minutos; despeje a infusão em uma banheira cheia de água quente (até 38ºC). Relaxe dentro da água por cerca de 20 minutos com o propósito de deixar ir embora velhos hábitos.

TRABALHO

ORDEM A primeira providência para deixar a energia fluir melhor no ambiente profissional é se livrar das pilhas de papéis. De acordo com os princípios do feng shui, uma mesa na qual você fique de costas para a porta cria sensação de insegurança. Como nem sempre é possível mudar a disposição dos móveis, coloque na mesa um espelho que reflita a área atrás da sua cadeira; já a mesa instalada de frente para uma parede pede um quadrinho ou um porta-retratos com imagens de paisagens, que dão a sensação de liberdade. Para neutralizar a carga eletromagnética dos computadores e celulares, mantenha vasos de flores, uma turmalina negra ou uma drusa de cristal no ambiente. Quem trabalha em casa pode cobrir o computador e o fax, após a jornada, com um tecido de fibra natural.
METAS Planos irreais geram frustração e minam o poder de atingir metas reais. É mais produtivo fatiar os grandes objetivos do ano em pequenas etapas para serem cumpridas em curto prazo - no máximo, a cada 15 dias. Planeje essas mini-metas e concentre-se no primeiro passo, sem pensar nos seguintes até ter cumprido o anterior. As conquistas graduais alimentarão a motivação, garantindo pique para encarar a próxima fase, até chegar à final.
TEMPO Administrar prazos significa gerenciar emoções. "O tempo não depende de nós, mas nossas escolhas sim, e são elas que determinam o fluxo dos acontecimentos". Sob essa ótica, planejar não é só olhar para a frente, mas também para dentro. Tire um tempo para se distanciar da rotina diária e montar uma agenda que realmente funcione para você - o que significa levar em conta não só o urgente (as obrigações racionais) mas também o importante (as necessidades emocionais). A partir daí, ficará mais fácil estabelecer prioridades e os planos deslancharão. Os prazos para realizá-los não vão aumentar, mas você vai ajustar o foco, sentir-se estimulada e dedicar-se ao que realmente interessa.
MENTE POSITIVA "É mais fácil se livrar dos problemas por meio da afirmação do futuro do que da negação do passado". Para isso, elabore uma frase afirmativa no tempo presente que aponte uma substituição para o que não está andando muito bem na sua vida profissional (ou em qualquer outra área). Por exemplo: "Em 2010, eu conheço pessoas extraordinárias"; ou "tenho talento e fartura" (ou ainda "estou aberta ao amor e às coisas boas do relacionamento"). Depois de elaborar a sua frase, crie uma imagem para simbolizá-la: uma cor, uma paisagem, uma pessoa. Inspire profundamente e, durante a expiração, repita mentalmente a frase e, ao mesmo tempo, visualize a imagem. Faça esse exercício três vezes ao dia, de preferência assim que acordar, quando sua mente está descansada. Procure repeti-lo por algumas semanas - até sentir que a afirmação benéfica tomou o lugar do aspecto negativo que você queria limpar da sua vida.

CASA
Arrumar os armários, arquivos pessoais e as bagunças acumuladas durante o ano demanda tempo e paciência, não só físico mas emocional, pois mexemos com lembranças recheadas de emoções boas e não tão boas. Para facilitar a empreitada, a Arquiteta e artista plástica Visi Garcia, estudiosa do feng shui, dá dois conselhos: incluir prazer na tarefa (por exemplo, ouvindo suas músicas prediletas enquanto limpa a área) e adotar uma atitude de desapego e doação. Nesse estado de espírito, tudo flui melhor. Limpeza terminada, é hora de reciclar a energia do ambiente: coloque punhados de sal grosso nos cantos da casa e peça mentalmente que toda a energia negativa seja retirada. Após três dias, descarte o sal na pia ou no tanque. Outra boa medida é espalhar flores frescas pela casa - elas são pura energia vital. Você pode escolher as cores de acordo com os desejos de ano novo: branco para tranqüilidade, laranja para intensidade, vermelho para paixão e coragem. Finalize borrifando aromas suaves, como lavanda ou melissa.
1. Separe tudo que não usou durante o ano, isto inclui aquelas peças lendárias!(em nome de situações ou viagens hipotéticas guardamos peças que nunca serão usadas);
2. Tenha em mãos pastas e etiquetas para arquivar papéis importantes. Aproveite para separar os recibos do Imposto de Renda, você vai precisar deles em abril;
3. Coloque numa sacola o que precisa de conserto e despache no dia seguinte para costureira;
4. Verifique data de vencimento de perfumes, cremes e remédios;
5. Cansou daquele pequeno enfeite? Dispense-o.
6. Livros e CDs, doe o que não quer mais;
7. Retire brinquedos e bichinhos de pelúcia que seus filhos já não usam;
8. Dê uma geral na cozinha, lavanderia e espaços onde se acumulam entulhos domésticos;
9. Chegamos à garagem...é aqui normalmente que mora o perigo. Muita calma nessa hora e bastante entusiasmo. Vale parar e beber uma Coca-cola ou um energético, e mãos a obra! Expulse de sua mente aquela idéia pré-concebida de nossos avós de "falta". Eles viveram uma realidade diferente da atual. Naquela época, saindo de guerras, tudo era escasso, até os pregos! Hoje não, se você precisar de qualquer ferramenta você pode comprar dentro de seu próprio bairro, ou pode pedir emprestado a um vizinho. Aquela máxima de "quem guarda, tem" só serve de desculpa para justificar a garagem cheia de entulhos. Vá se livrando de todos aqueles cacarecos que com certeza terão serventia para alguém mais necessitado.
Lembrando que o importante enquanto executa o ritual de limpeza da casa, é ter em mente a sensação de estar deixando o velho ir sem emoção e abrindo espaço para o novo entrar.
Verifique se os itens selecionados estão em boas condições para uso. Nada de doar peças sem conserto, boneca faltando braço, etc. Isso não é doação! Doe com amor sabendo que a pessoa que receber ficará feliz e agradecida.
No mais, boa limpeza de alma para todos e que estejamos puros e receptivos para o novo. Novo ano, novo trabalho, nova amizade, novo amor, e por ai vai....

Gramado - Natal Luz (esta matéria foi enviada pela Visi Miguel - um médium muito querida da Casa)

domingo, 15 de novembro de 2009

Mãe Luiza - 7 anos de Coroa!

Ontem, sábado 14 de novembro de 2009, foi feita uma linda homenagem surpresa a nossa querida Mãe Luiza pelos seus 7 anos de Coroa! Parabéns querida Mãe Luiza pelos seus 7 anos de trabalho e dedicação! Salve sua força! Que sua Coroa brilhe cada vez mais!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

As 7 Leis Espirituais do Sucesso

Qualquer coisa que desejamos pode ser criada, pois as mesmas leis que a natureza utiliza para criar uma galáxia, um planeta, um corpo humano, podem realizar nossos desejos mais profundos.
As “Sete Leis Espirituais do Sucesso” sugere que nos concentremos em uma lei a cada dia da semana, conforme apresentamos abaixo:

DOMINGO – Lei da Potencialidade Pura
-Reserve um momento do dia para ficar só e fazer uma meditação silenciosa.
-Reserve um período do dia para comungar com a natureza.
-Pratique diariamente o preceito: “Hoje não julgarei nada”.

SEGUNDA-FEIRA – Lei da Doação
-Ofereça sempre algo às pessoas com quem tiver contato (benção).
-Agradeça as dádivas oferecidas pela vida, como a beleza da natureza e tenha abertura para continuar recebendo-as. Deseje em silêncio, toda vez que entrar em contato com alguém, que tenha uma vida próspera e feliz.

TERÇA-FEIRA – Lei do Karma
- Observe sempre as escolhas que vai fazer e se pergunte: Quais serão as conseqüências dela pra mim e para os outros?
-Peça orientação ao seu “coração” ele é muito intuitivo.

QUARTA-FEIRA – Lei do Mínimo Esforço
- Aceite pessoas e fatos como se manifestarem
-Não se volte contra o Universo lutando contra o presente
-Seja responsável pelas situações e não culpe ninguém
-Desista de impor sua opinião aos outros
-Tenha abertura a todos os pontos de vista e não se prenda a nenhum

QUINTA-FEIRA – Lei da Intenção e do Desejo
-Faça uma lista de todos os seus desejos. Olhe para ela antes de meditar e, também, antes de dormir e ao acordar
-Libere a lista de seus desejos no plano cósmico, que tem desígnios maiores para você do que possa conceber
-Confie
-Esteja consciente do momento presente

SEXTA-FEIRA – Lei do Desapego
- Comprometa-se com o desapego
- Dê a si próprio e aos outros a liberdade de ser o que é
-Participe de tudo, mas com envolvimento distanciado
-Saiba que, estando disponível para aceitar a incerteza, a solução virá do próprio problema
-Tenha abertura para uma infinidade de escolhas, experimentando toda a magia, mistério e aventura da vida

SÁBADO – Lei do Propósito de Vida
-Nutra, com amor, a divindade que habita em você
-Tenha consciência da atemporalidade, do ser eterno
-Faça uma lista de seus talentos únicos e do que adora fazer, e saiba que, quando os põe a serviço da humanidade, cria abundância na sua vida e na de outras pessoas

Pergunte-se diariamente: “como posso servir?”

Leia todos os dias a Lei correspondente ao dia da semana e comece a pô-la em prática. Assimilando estas leis você se tornará uma pessoa muito mais preparada para lidar com a vida.

Dr. Deepak Chopra -nasceu em 22 de Outubro de 1946 na Índia onde se formou em medicina pela universidade de Nova Deli. Especialista em endocrinologia, exerce a profissão desde 1971, onde chefiou a equipe do New England Memorial Hospital. Em 1985, fundou a Associação Americana de Medicina Védica. Em 1993 muda-se para S. Diego e abre o "The Chopra Center For Well Being", onde desenvolve os seus próprios programas e cursos para o desenvolvimento pessoal.
Deepak Chopra é autor de mais de 25 livros de auto-ajuda, traduzidos em 35 línguas, tais como "A Cura Quântica", "As Sete Leis Espirituais do Sucesso", "Criando Saúde", incluíndo cinco programas para a televisão pública dos EUA e proponente de outras idéias místicas. Sua proposta de auto-ajuda é centrada na afirmação "se compreendermos a nossa verdadeira natureza e soubermos viver em harmonia com as leis naturais, a sensação de bem-estar, de entusiasmo pela vida e a abundância material surgirão facilmente".
Em 1999, a revista Time incluía-o na sua lista das 100 personalidades do século, chamando-lhe "poeta e profeta das medicinas alternativas".

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

DIA DOS MORTOS

Dia 2 de Novembro dia de Finados. Dia de comparecermos diante dos túmulos, das tumbas de nossos ante-queridos, para relembrar-nos e prestar nossa homenagen, á aqueles que nos precederam, na volta a pátria espiritual.
Os cristãos rezam seus mortos desde o primeiro século da era cristã. O costume de então era ter um dia especifico para lembrar os mártires da perseguição romana. No século quarto a igreja cristã institui o dia dos mortos e no século seguinte já encontramos em sua liturgia, neste dia, as rezas pelos mortos que se foram e não eram lembrados pelos seus familiares.
No século onze, os papas: Silvestre II (1009), João XVIII(1009) e Leão IX(1015) obrigam seus fiéis a prestarem cultos e rezas em um dia por ano aos seus mortos.
O dia 2 de Novembro nasceu oficialmente no século XIII.
Neste dia nós nos arrumamos e vamos enfeitar com flores os túmulos de nossos ante-queridos. La acendemos velas e rezamos.
Mas, está certo você rezar pelos seus apenas no dia de finados?
Na verdade deveríamos rezar, pelos nossos mortos quase todos os dias de nossa vida.
Quando alguém morre, passa de uma dimensão a outra, e isto lhe causa um tremendo choque; outro não é o motivo pelo qual os mentores espirituais mantêm colônias espirituais, com uma aparência igual, ou semelhante, às cidades e casas mortais.
Diante deste choque, o espírito sofre e necessita reorganizar suas lembranças e vida, diante de uma realidade muitas vezes diferente da que viveu.
As lágrimas dos seus familiares que ainda vivem na carne, lhe causam atraso e sofrimento.
Muitas sociedades milenares, ainda presentes nos dias de hoje tomam, diante da morte e do nascimento atitude contrária a que nós ocidentais tomamos:
-Choram, quando alguém nasce e ficam alegres quando alguém morre.
Pode parecer horripilante, mas quantos de nós acreditamos na vida após a morte?
Em sua grande maioria, o homem crê que há vida após a morte do corpo físico.
No dia de finados a uma grande movimentação tanto espiritual, quanto material nos nossos cemitérios.
Espiritualmente falando, os mentores espirituais tomam medidas para resguardar seus protegidos, especialmente espíritos mais fracos e facilmente impressionáveis. A eles dão conselhos e água fluida visando aumentar o nível de segurança em seu corpo espiritual.
Nos cemitérios de nossas cidades os espíritos guardiões destes locais, recebem instruções e reforço no número de espíritos que trabalharão neste dia.
Os vivos se preparam e refletem em suas lembranças os momentos vividos em companhia daqueles que já não mais tem corpo físico. Sinal de que eles estão por perto.
Uma pergunta:
-Você deixa teu pai, num asilo, e não mais vai visitá-lo até sua morte. Você acha certo?
Se você respondeu, não, então saiba que a mesma coisa é válida para aqueles que viajaram mais cedo...
Artigo e Ilustração tirados do Site do Centro de Umbanda “Os Portais da Magia”

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

COSME E DAMIÃO

Cosme e Damião foram martirizados na Síria, porém é desconhecida a forma como morreram. Seu culto já estava estabilizado no Mediterrâneo no século V. Perseguidos por Diocleciano, foram trucidados e muitos fiéis transportaram seus corpos para Roma, onde foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS - Cosme e Damião.
Alguns relatos atestam que eram originários da Arábia, mas de pais cristãos. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio. Surgiram várias versões, mas nenhuma comprovada com fundamento histórico. Em uma das fontes, explica-se que eram dois irmãos, bons e caridosos que realizavam milagres. Alguns relatos afirmam que foram amarrados e jogados em um despenhadeiro sob a acusação de feitiçaria e inimigos dos deuses romanos. Em outra versão, na primeira tentativa de morte, foram afogados, mas salvos por anjos. Na segunda, foram queimados, mas o fogo não lhes causou dano algum. Apedrejados na terceira vez, as pedras voltaram para trás, sem atingi-los. Por fim, morreram degolados.
Depois de mortos, apareceram materializados ajudando crianças que sofriam violências. Ao gêmeo Acta é atribuído o milagre da levitação e ao gêmeo Passio a tranqüilidade da aceitação do seu martírio. A partir do século V os milagres de cura atribuídos aos gêmeos fizeram com que passassem a ser considerados médicos, pois, quando em vida, exerciam a medicina na Síria, em Egéia e Ásia Menor, sem receber qualquer pagamento. Por isso, eram chamados de anargiros, ou seja, inimigos do dinheiro. Mais tarde, foram escolhidos patronos dos cirurgiões.
Sempre confiantes em Deus, oravam e obtinham curas fantásticas. Também foram chamados de "santos pobres". Muitos esforços foram feitos para demonstrar que Cosme e Damião não existiram de fato, que eram apenas a versão cristã dos filhos gêmeos pagãos de Zeus. Isto não é verdade, embora haja evidências de que a superstição popular muitas vezes fez supor haver em seu culto uma adaptação do costume pagão.
No Brasil, em 1530, a igreja de Iguaraçu, em Pernambuco, consagrou Cosme e Damião como padroeiros. No dia 27 de setembro, quando é realizada a festa aos santos gêmeos, as igrejas e os templos das religiões afro-brasileiras são enfeitados com bandeirolas e alegres desenhos.
No candomblé, são associados aos "ibejis", gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa " o enfeitado" e Damião, "o popular".
Padroados: Farmacêuticos; Faculdades de Medicina; Barbeiros e Cabeleireiros.
Protege: Orfanatos; Creches; Doceiras; Filhos em casa; Contra hérnia e Contra a peste.
Emblema: caixa com ungüentos, frasco de remédios, folha de palmeira.
Pesquisa: Terra Esotérico


Oração a São Cosme e São Damião
Amados São Cosme e São Damião,
Em nome do Todo-Poderoso
Eu busco em vós a bênção e o amor.
Com a capacidade de renovar e regenerar,
Com o poder de aniquilar qualquer efeito negativo
De causas decorrentes
Do passado e presente,
Imploro pela perfeita reparação
Do meu corpo e
Dos meus filhos
(...............................................)
nome dos filhos
E de minha família.
Agora e sempre,
Desejando que a luz dos santos gêmeos
Esteja em meu coração!
Vitalize meu lar,
A cada dia,
Trazendo-me paz, saúde e tranqüilidade.
Amados São Cosme e Damião,
Eu prometo que,
Alcançando a graça,
Não os esquecerei jamais!
Assim seja,
Salve São Cosme e Damião,
Amém!
[Ao alcançar a graça, fazer um bolo ou oferecer uma festa às crianças de rua, orfanatos ou creches.]

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Batizado de 5 de outubro de 2009

Ontem foi uma dia muito especial nesta Casa de tanta luz! Gostaria de ser bastante imparcial neste depoimento mas não posso falar pelos outros, apenas que todos estavam felizes e muitos bastante emocionados. Meu dia foi muito especial desde que acordei. Digamos que parecia que estava sendo preparada para um acontecimento que estava esperando bastante. Nada como a liberdade de escolhas em nossas vidas! Me parece que tudo fica com um sentido mais profundo e uma satisfação e felicidade interna muito boa! Gracias ao nosso querido Babá Alexandre, ontem principalmente pela sua paciencia, pela ceremonia, pelas palavras que dizia enquanto fazia o ritual em cada um de nós. Gracias a todos os Babás da Casa que ajudaram se revezando para ajudar com este ritual. Gracias aos Ogáns que fazem vibrar nossos corações com seus atabaques. Gracias as Iabás e a todos que de uma forma ou de outra ajudaram a que este Batizado fosse assim tão especial. Gracias a todos os padrinhos/madrinhas encarnados que nos receberam com tanto carinho, assim como aos nossos padrinhos/madrinhas espirituais que vieram nos dar as suas bençãos. Gracias a Casa Círculo de Irradiações Espirituais São Lázaro por ser essa Casa de tanta luz e amor! Gracias, Gracias, Gracias ............e como diria a música da minha querida Mercedes Sosa que esta semana deixou a Terra para se juntar com certeza aos espíritus de luz....gracias a la vida que me ha dado tanto...........Aqui vão algumas fotos tiradas pela minha filha Veronica, para não deixar em branco esse momento tão lindo!








sábado, 3 de outubro de 2009

RE-COROAÇÃO DA MÃE BETH NA CASA SÃO LÁZARO

A confirmação da Coroação da Mãe Beth na Casa São Lázaro ontem, dia 2 de outubro de 2009, foi linda e com uma luz e força enorme. O azul que enfeitou a casa, com flores e tecidos, bem como as roupas da Mãe Beth em homenagem a nossa querida Mãe IEMANJÁ, estava mágico. Até o chão parecia ter sido lavado pelas águas do mar. Veja algumas fotos:










Para ver mais fotos acesse o link abaixo:

http://family.webshots.com/slideshow/574961861wXYaUw

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Dia 5 de Outubro de 2009 - Batismo na Casa São Lázaro

O QUE É O BATISMO?
O Batismo é um rito de passagem, feito normalmente com água sobre o iniciado através da imersão, efusão ou aspersão. Este rito de iniciação está presente em vários grupos religiosos.

SIGNIFICADO:
Em latim, baptismu. É um sacramento religioso onde através da imersão, da ablução ou simplesmente da aspersão de água significa um renascer espiritual.

ORIGEM:
A origem deste sacramento é tão antiga quanto a humanidade. Cada povo de uma forma ou de outra, sempre teve seu ritual iniciático.Todos conhecemos a passagem do batismo de Jesus por João Batista. Ali o batismo foi feito por imersão.
O BATISMO NA UMBANDA:
Como em tantas outras religiões, também a Umbanda possui este ritual. O batismo na Umbanda é realizado para consagrar os filhos adeptos, como forma de protegê-los contra o mal e contra a negatividade.Nesta religião, tanto é usada a forma de aspersão (normalmente quando é realizado dentro dos terreiros) como também de imersão (nos rituais de cachoeira). Os que serão batizados indicam padrinhos para orientá-los no caminho da espiritualidade.

Na São Lazaro os padrinhos (um espiritual e outro carnal) devem ser escolhidos da seguinte forma

1. Se Padrinho Espiritual/Guias (não precisam ser representados por seus médiuns na hora da consagração), a madrinha será uma encarnada

2. Se Madrinha Espiritual/Guias (não precisam ser representados por seus médiuns na hora da consagração), o padrinho será um encarnado

LOCAIS PARA A PRÁTICA DO BATISMO:
O ritual pode ser praticado dentro do próprio terreiro como também na cachoeira, local de maior vibração de Mãe Oxum, mãe e protetora de todos os filhos de Umbanda e senhora das águas doces.Em alguns terreiros, por orientação do Chefe da Casa, o batismo pode também ocorrer na praia, sendo então os filhos consagrados a Iemanjá.

FUNDAMENTO DO BATISMO:
Independentemente da religião, é importante entendermos que o ritual fundamenta-se na limpeza áurica e na ativação dos chakras. A água tem o simbolismo da limpeza, da purificação, jogada ou aspergida normalmente na cabeça, na altura do chakra coronário, simboliza a limpeza deste chackra e sua ativação, promovendo uma unificação com as forças espirituais superiores.
Portanto o médium deve pensar muito nesta responsabilidade.

O QUE LEVAR:
1 UMA QUARTINHA BRANCA SEM ASA
2. UMA PEDRA QUE CAIBA DENTRO DA QUARTINHA
3. PANO DE CABEÇA
4. VELA DE BATISMO

sábado, 19 de setembro de 2009

SER MEDIUM

CABOCLO CHAMA DOURADA
Umbanda é Amor, Umbanda é Caridade
Ser médium não é complemento, é a vida pratica em exercício regrado;· Ser médium não é ser superior, é possuir mais impurezas para limpar;· Ser médium não é ser caridoso, é ser cumpridor consciente de deveres da alma;· Ser médium não é ter destaque entre os outros, é servir aos outros;· Ser médium não é ter supervalorização do Ego por onde se anda, e sim possuir supers trabalhos de regeneração por onde se vai;· Ser médium não quer dizer estar quites com a consciência cósmica e sim a ela começar aos poucos dar mais valor e atenção;· Ser médium não é ser professor ou médico, é continuar sendo paciente e aluno que cede a cama e a lousa para outros fins;· Ser médium não quer dizer ter inteligência, e sim ser mais inteligente exercendo o Bem ao próximo;· Ser médium não quer dizer ser adivinho surpreendente, e sim mero cavalo com algumas intuições superiores;· Ser médium não quer dizer abandonar sua carne, e sim doutriná-la para que ela não fique exposta ao açougue displicente humano;· Ser médium não quer dizer que se é bom, pois se não auxiliar verdadeiramente a ninguém, continua sendo um ser humano egoísta e hipócrita;· Ser médium não precisa de faculdade e de diploma humano, mas não é por isso que não tem seu extremo valor real, e também não quer dizer que por isso não se necessite igualmente de anos de dedicação;· Ser médium não quer dizer ser melhor, pois se hoje sois médium em exercício, sabeis que foste pior que todos os que hoje chegam a tua porta clamando auxilio e alivio;· Ser médium é ser cristão, e ser cristão é ser humilde, ser humilde é não exarcebar suas posições, e sendo assim, ninguém é bom médium se não for humilde para admitir que é bem humano e nada Divino perante os outros;· Ser médium é ter a segurança de que hoje os esforços que são feitos por si mesmos em suas vidas, são bem poucos perante aqueles esforços que terão sempre que abnegar e exercer pelo seu próximo na caridade.Com Amor,Caboclo Chama Dourada.

Psicografado pela médium Sarah Foganholi
Artigo copiado do blog da "Associação Beneficente Santa Joana D'Arc"