quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Dia 5 de Outubro de 2009 - Batismo na Casa São Lázaro

O QUE É O BATISMO?
O Batismo é um rito de passagem, feito normalmente com água sobre o iniciado através da imersão, efusão ou aspersão. Este rito de iniciação está presente em vários grupos religiosos.

SIGNIFICADO:
Em latim, baptismu. É um sacramento religioso onde através da imersão, da ablução ou simplesmente da aspersão de água significa um renascer espiritual.

ORIGEM:
A origem deste sacramento é tão antiga quanto a humanidade. Cada povo de uma forma ou de outra, sempre teve seu ritual iniciático.Todos conhecemos a passagem do batismo de Jesus por João Batista. Ali o batismo foi feito por imersão.
O BATISMO NA UMBANDA:
Como em tantas outras religiões, também a Umbanda possui este ritual. O batismo na Umbanda é realizado para consagrar os filhos adeptos, como forma de protegê-los contra o mal e contra a negatividade.Nesta religião, tanto é usada a forma de aspersão (normalmente quando é realizado dentro dos terreiros) como também de imersão (nos rituais de cachoeira). Os que serão batizados indicam padrinhos para orientá-los no caminho da espiritualidade.

Na São Lazaro os padrinhos (um espiritual e outro carnal) devem ser escolhidos da seguinte forma

1. Se Padrinho Espiritual/Guias (não precisam ser representados por seus médiuns na hora da consagração), a madrinha será uma encarnada

2. Se Madrinha Espiritual/Guias (não precisam ser representados por seus médiuns na hora da consagração), o padrinho será um encarnado

LOCAIS PARA A PRÁTICA DO BATISMO:
O ritual pode ser praticado dentro do próprio terreiro como também na cachoeira, local de maior vibração de Mãe Oxum, mãe e protetora de todos os filhos de Umbanda e senhora das águas doces.Em alguns terreiros, por orientação do Chefe da Casa, o batismo pode também ocorrer na praia, sendo então os filhos consagrados a Iemanjá.

FUNDAMENTO DO BATISMO:
Independentemente da religião, é importante entendermos que o ritual fundamenta-se na limpeza áurica e na ativação dos chakras. A água tem o simbolismo da limpeza, da purificação, jogada ou aspergida normalmente na cabeça, na altura do chakra coronário, simboliza a limpeza deste chackra e sua ativação, promovendo uma unificação com as forças espirituais superiores.
Portanto o médium deve pensar muito nesta responsabilidade.

O QUE LEVAR:
1 UMA QUARTINHA BRANCA SEM ASA
2. UMA PEDRA QUE CAIBA DENTRO DA QUARTINHA
3. PANO DE CABEÇA
4. VELA DE BATISMO

Nenhum comentário:

Postar um comentário